quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Trabalho com leitura e escrita

Textos Diversificados de Ruth Rocha
Trabalho com leitura e escrita
.RESUMO: O processo de leitura pode ser considerado uma seqüência de perguntas/ hipóteses que o leitor faz mesmo inconscientemente em torno do texto. Por isso mesmo, nossas perguntas devem ajudar nosso aluno a avançar na formulação de suas próprias perguntas caminhando para uma leitura autônoma. Daí a importância de se trabalhar também com perguntas formuladas pelos próprios alunos. Da mesma forma, é importante pensarmos que o trabalho com o texto pode ser muito mais produtivo quando é uma atividade compartilhada.
OBJETIVOS:
•Reconhecer texto e leitor como criadores de significados.
•Perceber onde está o significado do texto, os objetivos da leitura, as expectativas e escolhas de textos.
•Demonstrar interesse na leitura ou pela leitura.

RELATO SOBRE A APLICAÇÃO DA ATIVIDADE:
1-Frases espalhadas pela sala para que os alunos lessem e fizessem relação com o ato de ler. Porque o meu trabalho o foco era na leitura e em como os alunos verem o ato de ler na escola e na vida.
Para esse trabalho eu adaptei a atividade da TP4 com a autora Ruth Rocha.
Um livro é como uma janela: quem não o lê fica distante dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem. (Kahlil Gibran).
Um país se faz com homens e livros. (Monteiro Lobato).
Dá até pena de quem não teve a chance de descobrir livros bons e não sabe como é gostoso... È meio como quem nunca teve a sorte de se apaixonar por alguém e ser correspondido. (Ana Maria Machado).
A leitura é a mais civilizada das paixões. (Alberto Manguel).
Durante essas leituras discutimos a importância da leitura e os alunos deram contribuições importantes em relação ao ato de ler.
Como iremos trabalhar com textos de Ruth Rocha, perguntei o que os alunos sabem sobre a autora. E apresentei a biografia da mesma seguida de comentários.
Distribuir os livros da autora para eles fazerem a leitura nos grupos.
Após a leitura, eles irão apresentar o que leram e em seguida irão responder o seguinte questionamento.
1-O que o texto me disse?
2-O que eu digo para o texto?
Comentários finais (depoimentos dos alunos sobre os textos lidos).
Recursos didáticos:
Lousa, giz, apagador, livros literários, textos xerografados.
Avaliação:
A participação dos alunos nas atividades propostas levando em consideração o desempenho dos mesmos.
RESULTADOS:
Quando perguntado se já havia se apaixonado por um bom livro, riam, riam e alguns diziam já ter se apaixonado por mulheres e outros respondiam por outras coisas, mas por um bom livro nenhum deles confessou essa proeza. Além disso, em nenhum momento afirmaram gostar de ler. Mas percebi que falta o instigar do professor demonstrar o prazer que a leitura pode nos proporcionar. È como diz o francês Bellenger: “Devemos ter paixão pela leitura que a leitura se baseia no desejo e no prazer.”. Em nossas escolas infelizmente ainda é muito pouco esse prazer de ler até por parte dos professores.
Mas o que me deixou mais feliz é saber que ainda podemos mudar essa situação basta que haja um comprometimento da parte dos envolvidos no processo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Ciranda de contos/Ruth Rocha... Et al. Ilustrador Cláudio Martins. – São Paulo: Quinteto editorial, 2003. – ( Coleção literatura em minha casa: v.2 Contos/ organizador Luís Camargo ) Outros autores: Millôr Fernandes, Marina Colasanti, Antônio de Alcântara Machado.

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 4 – TP4. Leitura e Processos de Escrita I.Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 222.p.;
1- Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. 2. Língua Portuguesa. 3- Formação de professores. I Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.

Quem conta um conto? : Conto/Ana Maria Machado: (et. al ) ilustrações de Ricardo Dantas. – 1. ed. - São Paulo: FTD, 2001. – (Coleção literatura em minha casa: v.2 Contos/ organizador Luís Camargo) Outros autores: Flávio de Souza, Ruth Rocha, Cristina Porto, Sylvia Orthof.).

Rocha, Ruth, 1931 – Pra que serve?/ Ruth Rocha. Ilustração Orlando: apresentação e organização Heloisa Prietro – 3. ed. – São Paulo: Salamandra, 2003. -(Coleção literatura em minha casa: v.3 novela).

Rocha, Ruth. O barbeiro de Servilha/ Ruth Rocha ilustrações de Marco Aragão. – São Paulo: Callis, 1998. – (Óperas para crianças) 1- Óperas – literatura infanto-juvenil I.Aragão Marco. II Título. III Série.

Rocha, Ruth. 1931 – A primavera da lagarta / Ruth Rocha ilustrações de Maria Castanha - Belo Horizonte: Formato Editorial, 1999.

TÍTULO:
Letramento e diversidade cultural
Festas Juninas

RESUMO: O Avançando na Prática contribuiu para desenvolver a reflexão sobre a relação das praticas de letramento e os usos e funções da escrita, partindo dos conhecimentos prévios dos alunos do conhecimento que têm de sua cultura local. TP4 página 41

OBJETIVOS:
•Ampliar o conhecimento cultural, histórico e social na sua aprendizagem cotidiana.
•Conhecer e analisar os conceitos sobre leitura e escrita na diversidade cultural.

RELATO SOBRE A APLICAÇÃO DA ATIVIDADE:
A atividade aplicada foi desenvolvida com a abordagem do texto festas juninas e de outras festas locais na cidade, fui instigando o conhecimento prévio dos alunos, fazendo refletir sobre as nossas tradições, e as formas como são representadas essas tradições.
Em seguida produziram um texto informativo sobre a festa junina no município, e confeccionaram convites trabalhando a escrita e leitura dos mesmos.
Discutimos algumas questões do letramento e suas relações com nossa identidade e diversidade cultural.
RESULTADOS:
A troca de experiência e a reflexão coletiva em todos os segmentos sobre a escrita dos textos, e as manifestações populares, foi muito proveitosa. Cabe ressaltar que o compartilhamento de conhecimento despertou o interesse e participação dos alunos nas atividades, permitindo que os colocassem sua opinião sobre a realidade das festas juninas no município e da cultura de muitas coisas que já se perderam.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Programa Gestão de Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 4 –TP4: leitura e processos de escrita I. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
TÍTULO:
Texto informativo, Festas Juninas.
RESUMO: Existem várias festas no Brasil, como o carnaval, a Festa do Boi, São João e outras. O conhecimento delas pode servir para refletirmos sobre nossas tradições, sobre as formas de representar essas tradições. E essa atividade desenvolvida trabalha esse resgate cultural das festas juninas em nossa comunidade, pois essa atividade produz novos conhecimentos e gera um aprendizado significativo.
O Avançando na prática desenvolvida é o seguinte:
1- Escolha uma festa local. Trabalhe a partir dos materiais disponíveis: fotos, reportagens, observação das festas quando estiverem ocorrendo:
2-Discuta com seus alunos sobre a festa:
3-Peça para eles escreverem um texto informativo tendo como tema a festa.
OBJETIVOS:
•Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
•Produzir atividades de preparação da escrita considerando a cultura local, regional e nacional.

RELATO SOBRE A APLICAÇÃO DA ATIVIDADE:
Comentários sobre as manifestações populares;
Música, Baião de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. No primeiro momento iremos ouvir a música e em seguida irei fazer os seguintes questionamentos:
1-De que assunto trata a música?
2-Quais as características desse texto?
3-Que outros ritmos são mencionados no texto?
4-Quais os ritmos mais dançados em nossa região?
5-Existe uma outra festa que é mais importante que a festa junina em sua cidade?
6-Produza um cartaz para uma festa junina ou para um forró.
7-Que tipo de informações você utilizou para redigir esse cartaz?Em que tipo de interlocutores pensou ao escrever o cartaz? Você utilizou algum modelo de cartaz?
8- Apresentação dos cartazes, falando da importância da leitura e da produção textual.
9- Finalizando com um texto sobre as festas tradicionais, Festas Juninas.


Recurso didático:
Som, CD, texto xerografado, papel metro, giz de cera, fita adesiva, TP4.
Avaliação:
A participação e o desempenho dos alunos nas atividades proposta.
RESULTADOS:
Os alunos obtiveram um bom desempenho na atividade proposta, logo festa junina é um tema que mexe com todos os alunos, mas na discussão percebe-se que a cada dia que passa estar cada vez, mas se perdendo as tradições culturais, eu sugeri que cada um fizesse um comparativo do que os pais comentam sobre as festas e o que na realidade acontece hoje. E os próprios alunos conseguiram fazer essa distinção, e foi um fato que achei interessante.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Programa Gestão da aprendizagem Escolar-Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de teoria e prática 4 – TP4 Leitura e processos de escrita I. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 222p. Il.

1- Programa Gestão da aprendizagem Escolar. 2.Língua Portuguesa. 3. Formação de professores. I.Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
A reflexão sobre todos os aspectos e estudos do modulo.
Os temas expostos e trabalhados contribuem e atualizam os debates em sala de aula, enriquecendo a metodologia no ensino de leitura e da escrita.
Todos os materiais de leitura enquanto linguagem transmite modelos de vida, através dos quais o individuo aprende a desenvolver-se como membro de uma sociedade e a adotar sua cultura, seus modos de pensar, agir, suas crenças e seus valores.
A categoria dos textos escolares inclui diferentes tipos de suportes estabelecendo diferenças entre as classes.
Os materiais escritos abordam mensagens significativas, oferecem para professores e alunos um amplo leque de trabalhos de interpretação e de produção de textos, para serem feitos em aulas e fora dela, são trabalhos construtivos que criam situações de contato, exploração, reflexão sobre a produção de textos que permitem aos alunos otimizar seu aprendizado e seus possibilidades. Gostaria de acrescentar também que um dos múltiplos desafios a ser enfrentado pela escola é o de fazer com que os alunos aprendam ler e escrever corretamente. Para isso é preciso fazer inferências a partir do contexto ou do conhecimento prévio que possuem, verificando suas suposições em relação a escrita e seu significado, dentro de uma pratica ampla de leitura. E óbvio que eles gostam de ler quando de alguma forma a qualidade de suas vidas melhora com a leitura
PROJETO -PROGESTAR
Projeto
O professor cursista deverá desenvolver um projeto para a finalização do programa, de preferência interdisciplinar, a ser implementado em sala de aula, apresentando a estrutura a seguir:
a) Temática: definir um tema que possa desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa e seja contextualizado à realidade de sala de aula.
b) Problemática: definir uma situação-problema a ser focada mediante seu desenvolvimento.
c) Fundamentação teórica: definir os conceitos e as teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas.
d) Objetivos: definir quais são os objetivos gerais e específicos a serem alcançados com a sua implementação.
e) Metodologia: definir os passos a serem seguidos e os recursos materiais a serem utilizados
para a sua realização.
f) Cronograma: definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos prazos.
g) Equipe de trabalho: definir as áreas de conhecimento envolvidas, assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições.
h) Avaliação: definir o processo de avaliação e os instrumentos a serem utilizados. A construção do projeto deve se dar ao longo dos encontros, devendo girar em torno do tema Leitura e abrangendo outras disciplinas na escola

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