sábado, 30 de janeiro de 2010

Seminario sobre Práticas Docentes

”Já começamos, mas ainda estamos longe do fim.
Começamos por organizar ações pntuais de formação contínua, mas evoluímos no sentido de as enquadrar num contexto mais vasto de desenvolvimento profissional e organizacional(...)Estamos a evoluir no sentido de uma profissão que desenvolve os seus próprios sistemas e sabers, através de percursos de renovação permanente que a definem como uma profissão reflexiva e cientifica”.(Mary-Louise Holly e Caven McLoughn.p. 48)

REALIZAÇÃO
Curso de Pós-Graduação em Práticas Educativas Interdisciplinar e Gestão Escolar
Especialização em: Práticas
Educativas Interdisciplinar e
Gestão Escolar
QUIJINGUE – BA
2008
Antonio Nóvoa
JUSTIFICATIVA

A formação continuada de professores tem sido recentemente alvo de muitas investigações. Sob esta perspectiva discutiremos a constituição do professor reflexivo a partir de um novo entendimento da prática docente, onde a experiência ganha relevância enquanto parte do saber-fazer próprio da profissão.
OBJETIVO GERAL
Refletir a relação permanente que se estabelece entre trabalho pedagógico e a vida do professor no processo de sua formação.
RECURSOS

• Projeção Multimídia
• Slides
• Vídeos
• Material Didático
• Textos

PROGRAMAÇÃO

1º MOMENTO
Apresentação
Tema: Prática Docente
2º MOMENTO
Dinâmica
3º MOMENTO
Apresentação de slide.
4º MOMENTO
Vídeo: Formação Continuada.
5º MOMENTO
Mensagem Final.

LOCAL

ESCOLA: Waldir Magalhães de Andrade
DATA: 14/06/2008
PERÍODO: Manhã
PÔS-GRADUANDAS:

MARIA ANDRADE FERREIRA DO CARMO SANTOS
MARIA DO CARMO ABREU SILVA AMAMBAHY
RENILDA DE MATOS ROCHA
RISOLEIDE EVANGELISTA SILVA
ZENILDA SANTOS DA SILVA

REFERÊNCIAS

BRITO, Antonia Edna. O significado da reflexão na prática docente e na produção dos saberes profissionais do/a professor/a. Revista Iberoamericana de Educación (ISSN:1681-5653).

CARNEIRO, Moaci Alves. LDB Fácil. Leitura Critico-compreensiva artigo a artigo. Editora Vozes.Petrópolis.2003.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa. Educa. 2002.

ORNELAS, Maria de Lourdes. Afetos e manifestos na sala NÓVOA, Antonio et al. Profissão professor. Porto editora. Portugal. 1995.

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