”Já começamos, mas ainda estamos longe do fim.
Começamos por organizar ações pntuais de formação contínua, mas evoluímos no sentido de as enquadrar num contexto mais vasto de desenvolvimento profissional e organizacional(...)Estamos a evoluir no sentido de uma profissão que desenvolve os seus próprios sistemas e sabers, através de percursos de renovação permanente que a definem como uma profissão reflexiva e cientifica”.(Mary-Louise Holly e Caven McLoughn.p. 48)
REALIZAÇÃO
Curso de Pós-Graduação em Práticas Educativas Interdisciplinar e Gestão Escolar
Especialização em: Práticas
Educativas Interdisciplinar e
Gestão Escolar
QUIJINGUE – BA
2008
Antonio Nóvoa
JUSTIFICATIVA
A formação continuada de professores tem sido recentemente alvo de muitas investigações. Sob esta perspectiva discutiremos a constituição do professor reflexivo a partir de um novo entendimento da prática docente, onde a experiência ganha relevância enquanto parte do saber-fazer próprio da profissão.
OBJETIVO GERAL
Refletir a relação permanente que se estabelece entre trabalho pedagógico e a vida do professor no processo de sua formação.
RECURSOS
• Projeção Multimídia
• Slides
• Vídeos
• Material Didático
• Textos
PROGRAMAÇÃO
1º MOMENTO
Apresentação
Tema: Prática Docente
2º MOMENTO
Dinâmica
3º MOMENTO
Apresentação de slide.
4º MOMENTO
Vídeo: Formação Continuada.
5º MOMENTO
Mensagem Final.
LOCAL
ESCOLA: Waldir Magalhães de Andrade
DATA: 14/06/2008
PERÍODO: Manhã
PÔS-GRADUANDAS:
MARIA ANDRADE FERREIRA DO CARMO SANTOS
MARIA DO CARMO ABREU SILVA AMAMBAHY
RENILDA DE MATOS ROCHA
RISOLEIDE EVANGELISTA SILVA
ZENILDA SANTOS DA SILVA
REFERÊNCIAS
BRITO, Antonia Edna. O significado da reflexão na prática docente e na produção dos saberes profissionais do/a professor/a. Revista Iberoamericana de Educación (ISSN:1681-5653).
CARNEIRO, Moaci Alves. LDB Fácil. Leitura Critico-compreensiva artigo a artigo. Editora Vozes.Petrópolis.2003.
NÓVOA, Antonio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa. Educa. 2002.
ORNELAS, Maria de Lourdes. Afetos e manifestos na sala NÓVOA, Antonio et al. Profissão professor. Porto editora. Portugal. 1995.
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