sábado, 16 de janeiro de 2010

Conselho de Classe

O objetivo deste projeto é fazer com que a escola garanta o padrão de qualidade do ensino e possa ministrá-lo com igualdade de condições de acesso e permanência do aluno na escola. A avaliação é vista como um processo formativo, interativo e referencial, capaz de colocar informações mais precisas, mais qualitativas sobre os processos de aprendizagem, para estabelecer ações conjuntas, que visem ao desenvolvimento do aluno, levando-o a progredir e atingir novos patamares do conhecimento.
O Conselho de Classe, Série e Termo ocorre ao final de cada bimestre, tem a duração de três ou quatro dias e conta com a presença de todos os alunos da classe, professores, Coordenadores, Vice-diretor e Diretor da escola. É um momento para análise dos avanços dos alunos, do desempenho dos professores e da equipe escolar, onde o Diretor é mediador e tem a missão de conduzir a reunião de Conselho de forma democrática, usando sempre o bom senso para resolver situações de conflito, que possam surgir e não perdendo de vista o resgate da auto-estima dos alunos. É necessário que todos os envolvidos sejam conscientes de que a escola deve ser um espaço de ensinar e aprender.
Durante a realização do Conselho, os demais alunos continuam com atividades em sala de aula , sob a responsabilidade de funcionários da escola.
No momento do Conselho, quando os alunos tomam ciência do rendimento escolar do bimestre , é dada a oportunidade para alguns selecionados para o conselho que manifestem suas opiniões e reivindiquem seus direitos quanto às condições de aprendizagem, que a escola oferece.
A preocupação da equipe escolar é com o resgate da auto-estima do aluno, tornando-o consciente, crítico, criativo e interessado. O mínimo de evolução é valorizada e aqueles que ainda apresentam desinteresse, são incentivados, aconselhados e , dependendo dos casos , atendidos após o Conselho pela coordenação e direção para orientações e possíveis encaminhamentos.
Os relatórios, que oferecem os indicadores para realização do Conselho, são:
" Consolidado - com o rendimento escolar geral da classe;
" Boletim - emitido a cada final de bimestre , que apresenta os resultados de aproveitamento índices de frequência percentual por disciplina e geral (conceitos insatisfatórios e frequência inferior a 75% , em vermelho ).
" Ficha de acompanhamento individual - em que o professor conselheiro aponta as dificuldades e faz orientações específicas para o aluno, nos aspectos em que deve estar mais atento e também, orientações aos pais sobre o tipo de acompanhamento a fazer.
Essa prática tem possibilitado verificar :
• a postura do educador frente ao processo ensino-aprendizagem;
• a coerência entre prática pedagógica e a proposta da escola ;
• aproximação e melhor relacionamento entre professor e aluno ;
• o comportamento do aluno frente à classe , ao professor e à escola;
• se há coerência entre critérios de avaliação adotados pelos diferentes professores.
• avaliação do trabalho do professor pela visão do aluno;
No momento do Conselho, cada classe apresenta reivindicações para melhoria do trabalho no próximo bimestre;
Os resultados apresentados possibilitam-nos fazer:
• levantamento de grupos de alunos, para encaminhamentos à recuperação paralela e atendimento especial do professor na recuperação contínua;
• levantamento de alunos infreqüentes e com rendimento escolar insatisfatório , que necessitam de atendimento especial da escola. Após o Conselho, a família é convocada para orientações. No caso de omissão dos responsáveis, a escola aciona o Conselho Tutelar e
• acompanhamento de todo o processo ensino-aprendizagem pela coordenação e direção, para atuação mais imediata diante de alguma divergência com a proposta da escola , orientando o professor sobre sua didática , sua metodologia e seu critério de avaliação.
Após o Conselho, são elaborados gráficos do rendimento escolar e relatório de acompanhamento , que permitem uma visão geral do resultado , para redirecionamento da ação pedagógica .
Esse procedimento de análise permite que a equipe escolar procure novos caminhos e estabeleça outras ações , para que todos tenham oportunidade de aprender , garantindo o direito do aluno a um ensino de qualidade e o cumprimento da função social da escola.
"A ética só é eficaz quando criamos condições para que as identidades se construam pelo desenvolvimento da sensibilidade e pelo reconhecimento do direito à igualdade

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