quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PAIS + ESCOLA=SUCESSO!

Escola e família devem ser parceiros na educação...
Os pais erram ao atribuir á escola total responsabilidade pela educação das crianças. Aparecer em eventos e reuniões não é participar é visitar.
Pais quantas vezes você desligou a TV e perdeu a novela para ajudar na lição de casa?
Devem se programar para estudar diariamente com os filhos.duas horas diárias de estudos em casa são suficiente para um bom desempenho escolar.

Família: o começo de tudo.
Um bebê nasce sabendo mamar. E só. Todas as outras funções que seu filho faz hoje aprendeu com a sua ajuda e, quando ele entra no colégio, essa realidade não muda. A diferença: você ganha auxilio profissional da escola os pais são os primeiros responsáveis pelo desenvolvimento do processo educacional. São eles, ou deveriam ser os primeiros contadores de historias. Da mesma forma, a escola também não pode só passar conhecimentos, mas atitudes. Portanto nada de relegar a escola a educação da criança. “Educar significa prepara - lá para ter uma vida autônoma” isso se alcança com respeito a si mesmo e ao próximo –o resto é decorrência.

Problemas de Disciplina
Problemas disciplinares, na maioria das vezes, têm suas causas na família. É preciso alertar a criança dos efeitos de seus atos com dialogo e modelos. ”Pais e professores devem trabalhar juntos, adotando uma única postura” cuidado ao justificar as falhas na educação do seu filho, passando a mão na cabeça pelos erros cometidos isso pode levar a graves conseqüências futuras.

Boletim
Notas baixas não são uma tragédia, só funcionam como sinal de alerta para os pais, indicando que a criança precisa de mais atenção em casa e melhor acompanhamento na escola. Notas vermelhas em seqüência, por outro lado podem revelar problemas mais sérios, desde dificuldades de audição ate questões domesticas como o divorcio dos pais. Se for o caso família e escola deve conversar e refletir sobre a melhor maneira de ajudar o aluno. Reservar tempo para a lição e acompanhar a criança é fundamental!

LIÇÃO DE CASA PARA OS PAIS?
• Pergunte diariamente quais foram as tarefas realizadas na escola.
• Sempre que não entender o objetivo de uma atividade, questione o professor. Pode ser no final da aula ou mesmo por um bilhete.
• Caso não saiba como ajudar seu filho com a lição, peça para ele verificar no dia seguinte a correção com o professor. E claro compartilhá-la com você (dessa forma todos aprendem!).
• Acompanhe minuciosamente o boletim escolar, mas não exija sempre a melhor nota. Comemore os avanços!
• Se seu filho pedir ajuda, apenas dê sugestões de como resolver a questão. Permita a ele a alegria de vencer o desafio.
• Ajude a criança a perceber como suas tarefas tem aplicação na vida pratica. Por exemplo: no mercado, faça-a usar matemática para calcular quanto gastarão.
• Garanta a criança um espaço tranqüilo para fazer o dever.
• Leia para o seu filho. Esse simples ato o incentivará a ler.
• Obedeça os horários de entrada e saída da turma e, se for o caso o uso do uniforme. Assim não desautoriza a escola.
• Procure não falar mal do colégio na frente da criança. Prefira levar suas recomendações diretas á coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário