sábado, 16 de janeiro de 2010

QUEM VAI SUBIR AO PÓDIO?

Trata-se de uma atividade muitíssimo divertida e que leva consigo um enorme potencial de celebração e congraçamento. Vamos ao passo-a-passo: simulemos que sua turma tenha 30 alunos. Providencie, então, 30 envelopes e elabore 30 categorias-chave provocativas relacionadas ás condutas éticas, morais, estéticas, culturais etc. de cada um. Para facilitar seu trabalho, sugiro, logo adiante, algumas das que costumo usar quando trabalho com meus alunos. Feito isso, redija cada uma delas no lado de fora de cada envelope. Dicas de economia de esforço(coisa muito importante nos dias de hoje): você pode digitá-las e imprimi-las nos envelopes adquiridos em papelaria; pode, ainda, usando papel comum, digitá-las e imprimi-las no cabeçalho da pagina no seu editor de textos e dobrar as folhas em formato de envelopes, tornando seu trabalho mais rápido e mais barato. A melhor das sugestões é localizar algum editor gráfico que já possua um envelope-modelo, daí você só precisará formatar com as categorias apresentadas.
Tendo, pois, preparado esse material, planeje um momento para realizar a atividade. Divida sua turma de 30 alunos em cinco grupos de seis (ou seis grupos de cinco, fique á vontade!), em forma de círculos. Entregue para cada aluno um envelope e peça que cada um recorte do caderno uma quantidade de pequenos retângulos de papel idêntica ao número de pessoas no grupo, e que neles escreva o nome do colega que se encaixa, segundo seu julgamento, no perfil que a categoria sugere, colocando-o dentro do envelope. Ele deve analisar todos os colegas, por isso sugira que gire a cabeça e observe toda a turma. Depois que todos do grupo tiverem vencido essa etapa, os envelopes devem mudar de mãos para a esquerda (por exemplo) e os alunos repetirão a tarefa, agora com nova categoria inscrita no envelope.
Quando todos tiverem respondido a todos os envelopes, terá chegado a grande hora! Grupo a grupo, você escolherá um aluno que iniciará a revelação da disputa para ver quem subirá ao pódio em cada uma das modalidades que se apresentarão. O aluno abrirá o envelope, tabulará os dados e lerá em voz alta o nome do colega vencedor, que será – certamente – saudado com muitos aplausos.
Aqui vai minha sugestão de algumas categorias da competição:
1. O mais CDF
2. O mais popular
3. O mais gentil
4. O mais paciente
5. O mais responsável
6. O mais pontual
7. O mais educado
8. O mais dinâmico
9. O mais criativo
10. O mais organizado
11. O mais otimista
12. O mais elegante
13. O mais bonito
14. O mais cooperativo
15. O mais ético 16. O mais inesquecível
17. O mais comunicativo
18. O mais leal
19. O mais observador
20. O mais religioso
21. O mais honesto
22. O mais amigo
23. O mais afetuoso
24. O grande líder
25. O mais simpático
26. O mais sensual
27. O mais sedutor
28. O de olhar mais meigo
29. O mais alegre
30. O mais conciliador

Nenhum comentário:

Postar um comentário