sábado, 16 de janeiro de 2010

Tipos de chefes

Prazer em chamar a atenção dos outros, postura arrogante, uma necessidade “congênita” de reclamar de tudo, um mau humor insuportável, uma pressão que nunca cessa e uma dificuldade tremenda em descobrir o que, realmente, é importante para a escola.

Alguma dessas características acima combina com o seu chefe? Cuidado! Você pode estar trabalhando para um profissional que necessita de ajuda médica ou simplesmente alguém que precise descobrir outras formas de liderar uma equipe. Leia os perfis abaixo e descubra em qual deles o seu chefe melhor se encaixa.

Bons chefes
Lideram como gostariam de ser liderados. Respeitam a equipe, compreendem falhas e tentam ajudar os colegas a melhorar cada vez mais como profissionais e pessoas. São acessíveis, dão boas sugestões, procuram ajudar a equipe a melhorar o trabalho desenvolvido, oferecem feedback e reconhecem um bom trabalho. Críticas são oferecidas de forma construtiva e elogios fazem parte do dia-a-dia. Mas tudo isso é feito sem “jogar confetes”, ou seja, de uma maneira natural e sincera.

Como lidar com eles – A melhor forma de retribuir a preocupação de seu bom chefe é utilizar a ética, o bom senso e o profissionalismo. Se ele acredita no seu potencial, use-o, esforce-se, procure melhorar a cada dia. Traga idéias novas, empenhe-se nos projetos, mostre a ele que é digno da confiança em você depositada. Você não vai se sentir forçado a nada, pelo contrário, quando perceber o quanto cresceu, vai saber como faz diferença na vida profissional de alguém ter a possibilidade de contar com uma boa liderança, capaz de inspirá-lo a ser sempre melhor.

Chefes deuses
Andam de ombros eretos como se tivessem engolido um cabide, conhecem todas as coisas e acreditam estar acima de tudo e de todos. Por isso mesmo têm problemas na hora de reconhecer um trabalho bem desenvolvido. Querem sempre muito mais do que os funcionários podem fazer. A arrogância deles, geralmente, é a responsável pelo pedido de demissão de seus mais talentosos colaboradores.

Como lidar com eles – Primeiro, e principalmente, não se mire no exemplo oferecido. Continue trabalhando, pesquisando, buscando ser melhor, mas sempre com o foco voltado para o aprimoramento da sua carreira, e não visando chamar a atenção do seu chefe.

Chefes maquiavélicos
Um chefe maquiavélico só é benevolente quando tem certeza de que você não pode ameaçá-lo. Caso contrário, resmungará e fará de tudo para você sentir-se inferior a ele. Não por acaso, esse profissional tem o poder de fazer com que sua equipe perca a noção entre o que é necessário e o que é capricho, levando todos a fazerem o melhor possível até a exaustão, sem saber se estão andando no caminho certo. Essa confusão vivida pela equipe deixa o chefe maquiavélico pensar que tudo vai bem.

Como lidar com eles –. Preste atenção aos objetivos da escola. Veja se o que o seu chefe passa para você realmente condiz com os objetivos e, principalmente, com o perfil da escola. Caso algo lhe pareça errado, converse com os superiores do seu líder e explique que algum mal-entendido está acontecendo.

Chefes masoquistas
Elogiar um chefe masoquista só serve para aborrecê-lo. Esse tipo de líder acredita que precisa de alguma punição e, por isso, influencia todo o departamento a agir da mesma maneira. Sentimento de culpa por um mau desempenho, pelo comportamento de um aluno difícil, pela falta de material pedagógico, entre outras coisas, podem fazer parte da vida de um profissional liderado por um chefe desse estilo, uma vez que ele acredita fielmente que foi o escolhido para carregar todo o peso do mundo nas costas.

Como lidar com eles – Faça o seu trabalho sabendo que precisa separar o que você acredita estar certo e ser necessário do que seu chefe acredita estar certo e ser necessário. Isso não significa que você possa ou deva dizer “não” ao seu líder sempre que tiver vontade, mas compreender que não há motivo para compartilhar do mesmo pensamento emitido pelo seu superior.

Chefes sádicos
Existe um exemplo de chefe sádico que pendurou no escritório um cartaz com os dizeres: “Quando eu quiser sua opinião, eu lhe darei.” São aquelas pessoas que forçam os colaboradores a trabalharem o máximo possível e nunca têm tempo de agradecer ou elogiar por qualquer benfeitoria do subordinado, já que sempre querem que mais algum serviço seja feito tão logo o anterior tenha sido concluído.

Como lidar com eles – Faça o seu trabalho com o máximo de atenção e cuidado. Saiba que o que você faz tem valor independentemente de seu chefe concordar com isso. É muito importante não se deixar abater por críticas negativas. Seu chefe é uma pessoa só, e não é dono da verdade. Talvez, o que para ele nunca esteja bom, para qualquer outra pessoa – e para seus alunos, que são os que mais importam – seja mais do que suficiente.

Chefes paranóicos
Quando seu chefe chega à escola dando a entender que tudo e todos – incluindo você – estão contra ele e essa sensação dele não passa, isso significa que seu chefe é paranóico. Esse tipo de líder costuma jogar um funcionário contra o outro e esperar que brigas ocorram para que ele saia do foco onde acha que está. Mas logo depois de conseguir o intento já sente-se mal de novo, pois acha que pode sofrer represálias.

Como lidar com eles – Procure discorrer o menos possível sobre sua vida particular quando estiver próximo ao seu chefe. Da mesma maneira, evite conversar com seu líder a respeito da vida pessoal dele. Quando o assunto for a escola, dê a sua opinião durante reuniões com todos os membros da equipe. E seja transparente. Se ficar conversando no corredor, fazendo panelinhas, “agitando”, como dizem os seus alunos, ele terá mais motivos para gastar a paranóia dele com você.

Chefes camaradas
Aqueles que adoram uma companhia. Pedem atenção, falam muito, gostam de ouvir, enfim, tratam você como um companheiro e tanto. Estão entre os mais maleáveis que você pode encontrar. Entretanto, a carência demonstrada por eles pode incomodar o andamento do seu trabalho, já que essas pessoas geralmente trazem conflitos particulares para você resolver na hora do expediente.

Como lidar com eles – Esses precisam de limites. Quando você estiver trabalhando, saindo para dar aula ou indo atender a um pai de aluno e seu chefe parar você no corredor, fale, educadamente, que está ocupado no momento, mas que poderá falar com ele num horário pré-estipulado. Por exemplo: “Até as 11h15 eu vou estar em aula, mas depois disso podemos conversar lá na sala dos professores, combinado?” Assim, ele não fica magoado, você trabalha tranqüilamente e consegue atendê-lo.

Chefes idiotas
São aqueles que recebem um cargo de confiança sem terem preparo nem condições psicológicas para o trabalho. Depois de conquistarem a vaga é que começam a pensar no motivo pelo qual estão ali e, muitas vezes, passam meses sem saber o que fazer, como se impor diante dos subordinados e de que forma trabalhar os conflitos do departamento.

Como lidar com eles – Talvez a sua capacidade de liderança seja maior do que a do seu líder. Sendo assim, procure conversar com ele, dar-lhe idéias, acalmá-lo em alguns momentos de conflito. Lembre-se de que antes de se tratar de um profissional, ali está um ser humano. Ele até pode ser uma pessoa difícil de lidar, distante ou mal preparada, mas se você tiver um pouquinho de paciência, poderá conquistar a atenção e o afeto dele, e ajudá-lo – por que não? – a se tornar um bom chefe. O sucesso das pessoas que o cercam também depende da sua boa vontade.

Adaptado do livro Como trabalhar para um idiota, da Editora Futura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário