segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

MEDIDAS PARA MELHORAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS:

Evidencia-se taxa de baixo aproveitamento, desigualdades sociais, distorção idade/série

Estudos evidenciam a importância da gestão como fator determinante para o sucesso escolar. Colocar em pauta temas como:
• Liderança do dirigente escolar
• Democratização da gestão
• Clima escolar
• Planejamento e aperfeiçoamento contínuo das equipes envolvidas
• Avaliar o desempenho da instituição através de aplicação de teste aos alunos nas disciplinas centrais do currículo
• Pleno desenvolvimento dos professores nas ações da escola
• Aceitação á mudança
• Construção do colegiado Escolar
• Modernizar os procedimentos administrativos e pedagógicos
• Aperfeiçoamento contínuo e acompanhamento sistemático
• Desenvolver de modo participativo o PDE-envolvendo a definição de valores, visão de futuro, missão e objetivo e o plano de suporte, no qual seriam estabelecidas as estratégias, metas e o plano de ação, acompanhamento e controle no processo.

Implementação de uma nova proposta de gestão: desafios e possibilidades

A implantação da gestão democrática, e a formação de gestores escolares implicam em uma ruptura com modelos tradicionais de gerenciamento e mudanças em âmbito das escolas e dos sistemas de ensino. As formas de organização desse espaço
educativo enfatiza a necessidade da participação dos pais. Responder ao novo desafio da gestão escolar demanda dos gestores novos referenciais de formação, de desempenho e de liderança. Essa reconstrução exige tempo, aperfeiçoamento contínuo e decisão política.
Imprimir uma nova filosofia para a descentralização das decisões é uma experiências que irá mudar acredito que significativamente no desempenho escolar, por outro lado alguns obstáculos irão persistir. Cabe destacar alguns aspectos que exigirão maior esforço, dos educandos e gestores da escola, para implementar as estratégias adotadas:
• Ausência de liderança de alguns gestores
• Descrédito de alguns profissionais em relação às iniciativas do PPP
• Dificuldade de realização do trabalho participativo em decorrência do perfil de alguns gestores;
• Resistência à mudança
• Ausência de acompanhamento e avaliação dos resultados dos alunos e da escola;
• Ausência de controle do abandono e reprovação durante o processo educativo;
• Pouca participação dos pais nas atividades da escola;
Essas mudanças só se concretizarão a longo e médio prazo, mas alguns
indicadores logo irá revelar melhores resultados, que poderão ser analisados :
• Fortalecimento da autonomia pedagógica
• Redução do abandono, reprovação e taxa de distorção série-idade
• O pensar coletivo sobre o ensino-aprendizagem
• Melhoria nos indicadores pedagógicos da escola

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