segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Progestão

Programa de capacitação a distancia para gestores escolares nos proporciona uma reflexão acerca da necessidade de se construir o projeto pedagógico da escola.
Essa construção vem garantir a autonomia dos sujeitos envolvidos desde que sua elaboração seja coletiva, envolvendo vários segmentos, pois essa autonomia se delega na LDB, aos sujeitos que fazem a escola, e assim passa ser uma autonomia construída, garantindo a escola todo poder de organização e de decisão sobre suas ações planejadas e executadas.
É importante lembrar que nessa caminhada nos deparamos com vários desafios que precisam ser discutidos e superados por esse coletivo organizado. Esse coletivo é heterogênico por possuírem conhecimentos, idéias e valores diferentes que podem gerar conflitos. Por isso, o trabalho da construção do PPP não é um processo harmônico, sem conflitos, porem é essa diversidade de segmentos que torna essa construção rica e dinâmica, visando assegurar acima de tudo o sucesso dos educandos e o atendimento das necessidades educativas de nossas comunidades. Nesse sentido o conflito deve ser visto como algo que enriquece o grupo e o leva a buscar soluções compartilhadas através do diálogo.
Toda escola lida simultaneamente com dois níveis de ações: um relativo ao que ela já é e outro que corresponde às possibilidades de ela vir a transformar-se, a partir da ação dos seus sujeitos.
Esses dois níveis se destacam nas dimensões pedagógicas, administrativas, financeiras e jurídicas e estão presentes nas várias ações realizadas pela escola.
Vale ressaltar a importância dos sete princípios que orientam o projeto pedagógico destacando o da autonomia já mencionado anteriormente.
O projeto pedagógico é referencia da organização do trabalho escolar, direciona as normas do funcionamento da escola é norteador de todas as ações, portanto implica a escola avaliar-se coletivamente em suas várias dimensões, visto que o mesmo nunca está pronto e acabado. A escola precisa buscar uma fundamentação teórica que oriente a ação compartilhada dos seus segmentos. Uma educação que tenha a cara da nossa realidade é fruto do compromisso com um projeto de sociedade e de educação com um projeto de sociedade e de educação e de nossa ação concreta no dia-a-dia, na escola e no contexto das políticas educacionais. A qualidade dessa educação é fruto da nossa capacidade de refletir a realidade local e global e faze analise do texto e contexto das leis educacionais.
Nesse sentido se faz necessário o envolvimento de todos os segmentos visando mudanças na realidade educacional, partindo do nosso próprio município de nossa própria escola.
Não faça apenas a sua parte, convença o outro a fazer também a sua, pois juntos precisamos construir um amanhecer ensolarado que só é possível através da educação.
Todo processo de planejamento deve considerar a atividade reflexiva dos sujeitos envolvidos e deve partir da pratica social para transformá-la, por meios de ações conscientes e intencional com visão a transformação. O Progestão veio nos proporcionar essas reflexões subsidiando a construção coletiva do projeto político pedagógico da escola.

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