quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

NÓS PROFESSORES:

Amar os alunos é muito difícil. Em geral, tendemos a amar o aluno ideal, e não o aluno real. Como sabemos é mais fácil gostar do aluno que se destaca e corresponde às nossas expectativas. Nós professores às vezes esquecemos que relações humanas envolvem sentimentos e não simplesmente conteúdos e regras.
Ser professor não é uma tarefa fácil, muitas queixas de sonhos frustrados e vidas despedaçadas, muitos relatos sinceros de professores com vontade de acertar, mas sem uma teoria pedagógica que lhe ajude a pensar a pratica docente.
Os desafios são imensos. Mas de que vale viver sem assumir os riscos inerentes às opções que fazemos?
Cada um de nós devemos tentar descobrir onde podemos ser mais úteis tentar moldar uma linguagem de esperança que aponte para novas formas de relações sociais e materiais que atendam aos princípios de liberdade e justiça.

Como educadores valorizamos ou marginalizamos o conhecimento e a experiência das ruas trazida pelos estudantes?

O mais importante é que confrontemos a teoria com as nossas próprias experiências.

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