quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

COORDENAÇÃO ESCOLAR: E A DIMENSÃO AFETIVA NA APRENDIZAGEM

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FREI NIVALDO LIEBEL – ASSEFRENI
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA
CELER FACULDADES
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MARIA DO CARMO ABREU SILVA AMAMBAHY

COORDENAÇÃO ESCOLAR: E A DIMENSÃO AFETIVA NA APRENDIZAGEM

XAXIM, SC – 2009ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FREI NIVALDO LIEBEL – ASSEFRENI
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA
CELER FACULDADES
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

COORDENAÇÃO ESCOLAR: E A DIMENSÃO AFETIVA NA APRENDIZAGEM

Monografia de Conclusão de Pós-Graduação apresentada como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão Escolar e Práticas Interdisciplinar Associaçao Educacional Frei Nivaldo Liebel – Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas – FACISA CELLER FACULDADES
Professora Orientadora Maristela Riva Knauth
Xaxim, SC – 2009

Dedico este trabalho a minha família, pelo amor, paciência, compreensão e apoio na minha busca por novos conhecimentos.
AGRADECIMENTO



Aos meus colegas da turma pelo companheirismo e cumplicidade, pelas as lutas e todos os momentos inesquecíveis. E por todas aquelas pessoas que contribuíram e me incentivaram de forma direta ou indireta possibilitando a realização desta conquista.




RESUMO



O presente trabalho intitulado como Coordenação Escolar: E a dimensão Afetiva na Aprendizagem tem como objetivos, refletir sobre a afetividade como fator importante no relacionamento professor e aluno, desenvolvendo análises sobre a interligação entre a aprendizagem e a afetividade na formação da auto-estima; analisar que ações pedagógicas favorecem a afetividade no trabalho do professor e identificar as dificuldades na relação professor e aluno, que envolvem a questão da afetividade com a aprendizagem além de discutir a postura do professor diante das dificuldades no relacionamento com alunos. Esse tema foi escolhido pela necessidade de aprofundar e repensar as discussões que enfoca a importância de se trabalhar a afetividade como elo de desenvolvimento e construção do processo de ensinagem. Os problemas relacionados á educação atingem patamares cada vez mais complexos, é um universo a ser descortinado, o ato de educar não pode ser visto apenas como depositar informações nem transmitir conhecimento. O ato de educar só se dar com afeto. E a afetividade tem uma função central no processo de ensino-aprendizagem. Através de observações e algumas práticas pedagógicas conclui que a afetividade e a educação é um desafio para a aprendizagem significativa e consiste num processo de educação para a vida, numa parceria entre professor, aluno, família e comunidade, grupos sociais tão importantes no sucesso da aprendizagem do aluno.Este papel cabe a nós professores que não estando preparados, devemos nos preparar para esse fim, que o problema não esta no aluno, mas na competência do professor que mesmo sendo vitima da precariedade de formação, de capacitação e desvalorização profissional tem o compromisso de resgatar o vinculo afetivo professor-aluno.
Compreender a necessidade de sua participação efetiva e ativa na transformação do processo de construção do conhecimento, e da realidade vivida pelo aluno. Porém, isto hoje só não basta, pois além da necessidade de interação é primordial que esta interação esteja associada à afetividade entre aluno e professor, já que afeto está mundialmente ausente em nossos dias.

Palavras-Chave: Afetividade, professor-aluno, ensino-aprendizagem, coordenação






ABSTRACT


This paper titled Coordinating School: And the Affective Dimension in Learning aims to reflect on the affection as an important factor in the teacher and student, developing analysis of the links between learning and emotion in the formation of self-esteem, consider that pedagogical actions in favor affection teacher's work and identify the difficulties in the relationship between teacher and student, involving the question of affectivity with the learning and discusses the position of teacher in the face of difficulties in relationships with students. This theme was chosen by the need to rethink and deepen the discussions that focuses on the importance of working as a link to affective development and construction process of tutoring. Problems related to education levels reach increasingly complex, it is a universe to be disclosed, the act of educating can not be seen merely as file information or transmit knowledge. The act of educating only to give affection. And the affection has a central role in the process of teaching and learning. Through observations and some teaching practices concludes that the affection and education is a challenge for meaningful learning and is a process of education for life, a partnership between teacher, student, family and community, social groups as important to the success of learning student. this role is up to us teachers not being prepared, we must prepare ourselves for this purpose, the problem is not at the student, but the competence of the teacher even if the victim of the precariousness of training, training and professional devaluation is committed to redeem the bond affectiveteacher-student. Understanding the need for their effective and active participation in the transformation process of knowledge construction, and the reality experienced by the student. However, this is not enough today, as well as the need for interaction is vital that this interaction is associated with the affection between teacher and student, as affection is a word missing in our day.
KEY WORDS: Affection, teacher-student teaching and learning, coordination










SUMÁRIO



Ø CAPITULO I – INTRODUÇÃO

· Instituição escolar.....................................................................................................3
· Escola espaço de interações afetivas........................................................................3


Ø CAPITULO II – ORGANIZAÇÃO E FUNÇÕES

· Coordenação Escolar e suas atribuições.....................................................................5
· Ensino aprendizagem e afetividade............................................................................9
· Dificuldade de aprendizagem...................................................................................14


Ø CAPITULO III – PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM

· Instituição escolar e os processos de ensino aprendizagem afetiva na visão do professor de quinta serie do Ensino Fundamental......................................................................16

· Passagem da quarta para a quinta serie momentos de dificuldades no desempenho escolar.....................................................................................................................19


Ø CAPITULO IV – VINCULOS AFETIVOS


· O professor das disciplinas especifica estabelecem poucos vínculos afetivos com os alunos......................................................................................................................22
· A família e a escola como parceiras para a formação do ser humano: Educação, ensino e aprendizagem..........................................................................................................24
.

Ø CAPITULO V CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................27

Ø REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS...............................................................30

Nenhum comentário:

Postar um comentário