quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O MUNDO EM PROCESSO DE ACELERADAS TRANSFORMAÇÕES

“A Educação(...) tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
LDB n° 9394/96


Atualmente o mundo está vivendo em processo de profundas e aceleradas transformações em que tudo se modifica a cada dia. Tal processo é condicionado por inúmeros fatores, dentre eles os avanços científicos, tecnológicos, que multiplicam as informações que distribuem conhecimentos, influenciando os sistemas, e conseqüentemente gerando novas diretrizes que norteiam as políticas vigentes do âmbito econômico, político, social e educacional. Isso implica na criação de novos espaços de convivência de atuação para indivíduos.

Nesse contexto de mudanças das revoluções tecnológicas não é concebível que ainda haja profissionais da educação que permaneçam a margem desse desenvolvimento.
Para que a política educacional tenha resultados eficientes e eficazes, necessita-se de um profissional que seja um profundo conhecedor de sua área de atuação e que tenha um certo domínio nas áreas correlatas.
No intuito de inserir esses profissionais no mundo do conhecimento globalizado, buscando assim, em consonância com a política educacional o desafio é de aprimorar o processo de formação e valorização dos trabalhadores da educação.

A grande meta é oferecer parcerias com as escolas e um sólido aperfeiçoamento dos profissionais que atuam nas escolas e nas Instituições Municipais, fundamentando-se na Lei de Diretrizes e Bases.

Seus objetivos, conteúdos e metodologias visam ajudar os funcionários, educadores e técnicos em educação a repensarem suas práticas através da ação-reflexão e ação refletida.
Proporcionar momentos de avaliação que leve os profissionais da educação refletir continuamente sobre suas práticas possibilitando uma tomada de consciência de seus avanços, dificuldades e possibilidades. Integrando a formação continuada e em serviço, compreendendo uma rede formativa em consonância com o desenvolvimento das políticas educacionais com foco na aprendizagem significativa dos alunos das escolas públicas.

A Formação continuada, concebidas de forma articulada são necessidades intrínsecas para os profissionais da educação e faz parte de um processo permanente de desenvolvimento profissional que deve ser assegurado a todos, a fim de aprimorar a sua prática. A formação continuada deve propiciar atualizações, aprofundamentos das temáticas educacionais e apoiar-se numa reflexão sobre a prática educativa, promovendo um processo constante de auto-avaliação que oriente a construção contínua de competências profissionais.

Acreditando que é pela ação coletiva que a escola e a educação se fortalecem, buscaremos investir no desenvolvimento profissional permanente do educador, promovendo e refletindo a repercussão social de sua pratica, visando atender as demandas formativas de todos os segmentos.
Despertar novos olhares para a natureza da atuação profissional do servidor, o repensar de suas praticas, objetivando a melhoria de seu trabalho, a construção de suas relações pedagógicas e de organização escolar capazes de contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos
A meta é mostrar a todos os segmentos da escola a importância de caminharem juntos, ou seja, um fazer coletivo, capaz de criar novas alternativas para a formação, implementação e avaliação do projeto educativo da escola.


OBJETIVO GERAL


· Desenvolver um programa de formação continuada, que atenda as necessidades formativas dos profissionais da educação (professores, servidores e técnicos em educação) subsidiando a pratica pela compreensão reflexiva de conteúdos essenciais ao desempenho de suas funções.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Desenvolver habilidades e competências relativas ao trabalho dos vários atores da educação, proporcionando o fortalecimento da pratica profissional;

· Ampliar os mecanismos de integração e interação motivando o desenvolvimento pessoal e profissional do servidor;

· Conhecer e compreender as bases legais inerentes aos direitos e deveres dos servidores;
· Conhecer e compreender a política de gestão democrática para contribuir coletivamente no processo de elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto político pedagógico e curricular da escola.
· Com o cronograma que atenda os conteúdos e períodos previstos:
Encontro de sensibilização
Relações humanas
Legislação de ensino
Gestão democrática da educação
Direitos e deveres dos servidores
Tecnologia na educação.

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