quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

PSICOPEDAGOGIA CLINICA E INSTITUCIONAL

PSICOPEDAGOGIA CLINICA E INSTITUCIONAL
Objetivos:
- Subsidiar os profissionais na aquisição de conhecimentos teóricos e práticos ao desenvolvimento de ações psicopedagogicas na clínica e na escola, junto à criança e ao adolescente com dificuldades no processo de aprendizagem, bem como proporcionar uma atuação preventiva do educador;
- Aprofundar o conhecimento da etiologia das dificuldades de aprendizagem, a compreensão dos processos de aprendizagem, considerando todas as variáveis que nele intervém: socioculturais, biológicas, afetivas e cognitivas.
Objetivo Geral:Proporcionar aos profissionais de nível superior, interessados no estudo de processos de aprendizagem e dos obstáculos que se interpõem à sua consecução, instrumentos teóricos e práticos sobre os fundamentos da psicopedagogia clínica e institucional, qualificando-os em suas práticas na clínica e/ou instituições de ensino.Objetivos Específicos:Analisar e compreender o processo de construção do conhecimento e as dificuldades de aprendizagem, a partir da vivência e da reflexão de práticas psicopedagogicas que contribuam para uma atuação profissional preventiva e interventiva.Instrumentalizar os alunos para realizar diagnóstico, intervenção e prevenção de problemas e dificuldades de aprendizagem dentro de uma perspectiva clínica e institucional.Atualizar e instrumentalizar profissionais para compreender e intervir em diferentes situações de ensino e de aprendizagem
Público Alvo
Profissionais de nível superior das áreas de Educação, Psicologia e Saúde: professores,
Pedagogos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos e outros profissionais que atuem na área da Educação e/ou Saúde, com formação universitária
Disciplinas/ Ementas

1-Fundamentos da Psicopedagogia
Objeto de estudo. Histórico da Psicopedagogia no Brasil. Bases teóricas e fundamentos psicologia. Área de atuação e pesquisa. Abordagens técnicas e avaliação do trabalho educativo e Psicopedagogico. Psicopedagogia terapêutica e preventiva.

2-A Psicopedagogia e a Diversidade Humana
Desenvolvimento humano: cognitivo, emocional, social. Processo de ensino-aprendizagem e a construção do conhecimento. Dificuldades de aprendizagem. Alunos com necessidades educativas especiais. Educação Psicomotora. Pensamento lógico matemático.

3- Bases Neuropsicológicas da Aprendizagem Noções básicas. Neuroanatomia. Neuropsicologia e distúrbios da aprendizagem. (Utilizando os conhecimentos sobre o Sistema Nervoso como base para a compreensão dos fenômenos relacionados ao desenvolvimento normal e patológico das funções intelectuais superiores, e subsídios para o entendimento holístico do ser humano.)

4- Saúde Mental
Questões relacionadas à saúde mental da criança e do adolescente. História crítica do conceito de doença mental - normal e patológico. Noções de psicopatologia. Distúrbios neurológicos, psicológicos e psiquiátricos. Modos de subjetivação na infância e na adolescência. Agressividade e sua relação com o desenvolvimento emocional. A depressão na infância e na adolescência.



5- Desenvolvimento e Aprendizagem
Relações Interpessoais na Escola: família/escola. O vínculo afetivo na aprendizagem e na educação. Motivação na aprendizagem. Aprendizagem significativa. Os jogos nas Inteligências Múltiplas.

6- Dinâmica de Grupo/ Recursos Psicopedagogicos
O grupo e o processo vivencial. A Ética e o Pensamento Estético como prática de trabalho.
Estágios do desenvolvimento e neo-ética. Biopsicologia: Os movimentos que modulam as emoções.Teoria dos quatro humores: diagnóstico,intervenção pedagógica e mapeamento espacial.Utilização de Jogos teatrais como recursos Psicopedagogico para a aprendizagem.O brincar e a linguagem. Interação, Comunicação, Vivencia e Representação.

7- A Psicopedagogia e a Educação para o pensar
Contribuições da Filosofia. Desenvolvimento de habilidades para o pensar.Processo de aprendizagem elegendo algumas competências necessárias: Aprender a conhecer, fazer, conviver e ser. Comunidades de Investigação. Resgate da auto-estima.

8-Fonoaudiologia Aplicada à Educação
Encontros e desencontros e a busca de uma atuação conjunta. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita – Questões clinicas e educacionais. Contribuições da Fonoaudiologia.

9-Psicopedagogia Clínica
Avaliação Psicopedagógica: diagnóstico e prognóstico, identificação e diferenciação de distúrbios, problemas de escolarização e dificuldades de aprendizagem, Instrumentos, métodos e técnicas. Intervenção Psicopedagógica: a ação do psicopedagogo e seus diferentes contextos; a clínica; formas de tratamento; a superação da cristalização da aprendizagem e/ou bloqueio emocional;
a superação e a minimização dos distúrbios.

10- Pesquisas em Psicopedagogia
Metodologia da Pesquisa em psicopedagogia. Projetos de pesquisa e projeto de prestação de serviço. Pesquisa para o desenvolvimento de recursos e instrumento próprios de trabalho. Orientação para monografia.

11-Tecnologia Educacional Aplicada à Psicopedagogia
Uso de softwares educativos. Informática na Educação. Recursos áudio-visuais na superação do fracasso escolar.

12- Didática do Ensino Superior (Disciplina Opcional).
As transformações sociais e os desafios da educação universitária frente à compreensão das diferentes concepções de inteligências e competências. Planejar com a incerteza. A prática docente crítica e construtiva em seus três momentos básicos: Planejamento, execução e avaliação. Didática: sua concepção e importância para o desenvolvimento de uma Educação para a transformação.

Justificativa
A Psicopedagogia é uma área de conhecimento relativamente nova, mas já se encontra regulamentada pelo Projeto de Lei nº01/2001. O objetivo dessa especialidade é compreender como ocorre o processo de aprendizagem humana para atuar nas suas alterações, buscando caminhos e soluções para as situações problemáticas. O profissional pedagogo deve estar capacitado para efetuar diagnóstico e os planejamentos adequados, não somente em nível institucional.Nesse sentido, a psicopedagogia busca estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade, procurando colocar em pé de igualdade os aspectos cognitivos, afetivos e sociais. Visa, portanto, a melhoria do desenvolvimento das relações humanas tanto em nível pessoal como em nível social e grupal.A formação desse especialista é função das Universidades, que os habilita tanto para atuação em nível de diagnóstico, consultórios e também para atuação no ensino superior.
A PSICOPEDAGOGIAA Psicopedagogia é um campo de conhecimento e atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio - família, escola e sociedade - no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios.Segundo BOSSA (2000, p. 21), a Psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, que adveio de uma demanda - o problema de aprendizagem, colocado num território pouco explorado, situado além dos limites da Psicologia e da própria Pedagogia - e evoluiu devido à existência de recursos, ainda que embrionários, para atender essa demanda, constituindo-se, assim, numa prática.A Psicopedagogia vem criando identidade e campo de atuação próprios, que estão sendo organizados e estruturados especialmente pela Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp).KIGUEL (1987, p. 25) ressalta que a Psicopedagogia encontra-se em fase de organização de um corpo teórico específico, visando à integração das ciências pedagógicas, psicológica, fonoaudiológica, neuropsicológica e psicolingüística para uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem humana.O objeto de estudo deste campo do conhecimento é a aprendizagem humana e seus padrões evolutivos normais e patológicos.É necessário comentar que a Psicopedagogia é comumente conhecida como aquela que atende crianças com dificuldades de aprendizagem. É notório o fato de que as dificuldades, distúrbios ou patologias podem aparecer em qualquer momento da vida e, portanto, a Psicopedagogia não faz distinção de idade ou sexo para o atendimento. Atualmente, a Psicopedagogia vem se firmando no mundo do trabalho e se estabelecendo como profissão. O Projeto de Lei 3.124/97 do Deputado Barbosa Neto que prevê a regulamentação da profissão de Psicopedagogo e que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicopedagogia, está em tramitação na Câmara dos Deputados em Brasília na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. A regulamentação da profissão ocorrerá para o nível de especialização e o projeto já foi aprovado na Comissão do Trabalho e na Comissão de Educação, Cultura e Desporto.
SOBRE A PSICOPEDAGOGIAHistoricamente, segundo BOSSA (2000, p. 36) os primórdios da Psicopedagogia ocorreram na Europa, ainda no século XIX, evidenciada pela preocupação com os problemas de aprendizagem na área médica. Acreditava-se na época, que os comprometimentos na área escolar eram provenientes de causas orgânicas, pois procurava-se identificar no físico as determinantes das dificuldades do aprendente. Com isto, constituiu-se um caráter orgânico da Psicopedagogia. De acordo com BOSSA (2000, p. 48), a crença de que os problemas de aprendizagem eram causados por fatores orgânicos perdurou por muitos anos e determinou a forma do tratamento dada à questão do fracasso escolar até bem recentemente. Nas décadas de 40 a 60, na França, ação do pedagogo era vinculada à do médico. No ano de 1946, em Paris foi criado o primeiro centro psicopedagógico. O trabalho cooperativo entre médico e pedagogo era destinado a crianças com problemas escolares, ou de comportamento e eram definidas como aquelas que apresentavam doenças crônicas com diabetes, tuberculose, cegueira, surdez ou problemas motores. A denominação "Psicopedagógico" foi escolhida, em detrimento de "Médico Pedagógico", porque acreditava-se que os pais enviariam seus filhos com mais facilidade.Em decorrência de novas descobertas científicas e movimentos sociais, a Psicopedagogia sofreu muitas influências.Em 1958, no Brasil surge o Serviço de Orientação Psicopedagógica da Escola Guatemala, na Guanabara (Escola Experimental do INEP - Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais do MEC). O objetivo era melhorar a relação professor-aluno.Nas décadas de 50 e 60 a categoria profissional dos psicopedagogos organizou-se no país, com a divulgação da abordagem psico-neurológica do desenvolvimento humano. Atualmente novas abordagens teóricas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem bem como inúmeras pesquisas sobre os fatores intra e extra-escolares na determinação do fracasso escolar contribuíram para uma nova visão mais crítica e abrangente.
CAMPO DE ATUAÇÃOO campo de atuação está se ampliando, pois o que inicialmente caracterizava-se somente no aspecto clínico, hoje pode ser aplicado no segmento escolar, conhecida como Institucional, em segmentos hospitalares, empresariais e em organizações que aconteçam a gestão de pessoas. A Psicopedagogia Clínica tem como missão, retirar as pessoas da sua condição inadequada de aprendizagem, dotando-as de sentimentos de alta auto-estima, fazendo-as perceber suas potencialidades, recuperando desta forma, seus processos internos de apreensão de uma realidade, nos aspectos: cognitivo, afetivo-emocional e de conteúdos acadêmicos. O aspecto clínico é realizado em Centros de Atendimento ou Clínicas Psicopedagógicas e as atividades ocorrem geralmente de forma individual.O aspecto institucional, como já mencionado, acontecerá em organizações e está mais voltada para a prevenção dos insucessos interpessoais e de aprendizagem e à manutenção de um ambiente harmonioso, se bem que muitas vezes, deve-se considerar a prática terapêutica nas organizações como necessária.É possível perceber que a Psicopedagogia também tem papel importante em um novo momento educacional que é a inserção e manutenção dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) no ensino regular, comumente chamada inclusão. Entende-se que colocar o aluno com NEE em sala de aula e não criar estratégias para a sua permanência e sucesso escolar, inviabiliza todo o movimento nas escolas. Faz-se premente a necessidade de um acompanhamento e estimulação dos alunos com NEE para que as suas aprendizagens sejam efetivas.ÉTICA PROFISSIONALOs psicopedagogos devem seguir certos princípios éticos que estão condensados no Código de Ética, devidamente aprovado pela Associação Brasileira de Psicopedagogia, no ano de 1996.O Código de Ética regulamenta as seguintes situações:· os princípios da Psicopedagogia;· as responsabilidades dos psicopedagogos;· as relações com outras profissões;· o sigilo;· as publicações científicas;· a publicidade profissional;· os honorários;· as relações com a educação e saúde;· a observância e cumprimento do código de ética; e· as disposições gerais.
O PSICOPEDAGOGO CLÍNICOÉ o profissional que atuará no aspecto clínico (terapêutico).No aspecto clínico, o trabalho do psicopedagogo se constitui em:· Avaliar e diagnosticar as condições da aprendizagem, identificando as áreas de competência e de insucesso do aprendente; De acordo com BOSSA (2000, p.102), em geral, no diagnóstico clínico, ademais de entrevistas e anamnese, utilizam-se provas psicomotoras, provas de linguagem, provas de nível mental, provas pedagógicas, provas de percepção, provas projetivas e outras, conforme o referencial teórico adotado pelo profissional.· Realizar devolutivas para os pais ou responsáveis, para a escola e para o aprendente;· Atender o aprendente, estabelecendo um processo corretor psicopedagógico com o objetivo de superar as dificuldades encontradas na avaliação;· Orientar os pais quanto a suas atitudes para com seus filhos, bem como professores para com seus alunos;· Pesquisar e conhecer a etiologia ou a patologia do aprendente, com profundidade.O psicopedagogo deve ser um profissional que tem conhecimentos multidisciplinares, pois em um processo de avaliação diagnóstica, é necessário estabelecer e interpretar dados em várias áreas, dentre elas: auditiva e visual, motora, intelectual, cognitiva, acadêmica e emocional. O conhecimento dessas áreas fará com que o profissional compreenda o quadro diagnóstico do aprendente e favorecerá a escolha da metodologia mais adequada, ou seja, o processo corretor, com vistas à superação das inadequações do aprendente. É necessário ressaltar também que a atualização profissional é imperiosa, uma vez que trabalhando com tantas áreas, a descoberta e a produção do conhecimento é bastante rápida.
Módulo I - Fundamentação Psicopedagógica
Módulo de introdutório, com disciplinas que fundamentam o trabalho do Psicopedagógico em âmbito geral, dando ênfase posterior, as áreas Clínica como na Institucional. Nela, apresentaremos o histórico da formação desta especialização, com também as teorias que a fundamentaram, quer na área da Pedagogia como da Psicologia. Além de estabelecer e analisar o objeto de estudo da Psicopedagogia, destacando os fatores neuropsicológicos como de suma importância no processo de construção do ser humano.
Disciplinas deste Módulo:
Introdução a Psicopedagogia Clínica e Institucional
Fundamentos Psicológicos aplicados a Psicopedagogia
Construção do Conhecimento e Aprendizagem
Bases Neurológicas aplicadas a Psicopedagogia
Didática aplicada a Psicopedagogia
Módulo II - Base Teórica da Psicopedagogia Clínica e Institucional
Disciplinas básicas das áreas de Psicopedagogia Clínica e Institucional, com a discriminação e função do Psicopedagogo Clínico e Institucional. As possibilidades de atuação nas diferentes áreas profissionais. As importâncias dos estudos e pesquisas de J. Piaget, S. Freud e Vigotski entre outros teóricos para a fundamentação do trabalho Psicopedagógico. A importância dos trabalhos de J. Visca e o desenvolvimento da Epistemologia Convergente na formação e atuação profissional. Áreas de pesquisa e o desenvolvimento de instrumentos de avaliação e diagnósticos.
Disciplinas deste Módulo:
Psicopedagogia Institucional
Psicopedagogia Clínica
Psicologia do Desenvolvimento
Epistemologia Convergente
Psicomotricidade
Psicogênese da Leitura, da Escrita e da Matemática
Módulo III - A prática Psicopedagógica
Módulo direcionado a prática da Psicopedagogia Clínica e Institucional. Elaborado para estabelecer as normas de atuação, além procurar solucionar as dúvidas da avaliação e diagnóstico Psicopedagogico Clínico e Institucional. Com apresentação e análise dos diferentes problemas de aprendizagem. Levando em consideração diferentes causalidades e manifestações. Orientação do trabalho, com Estudos de Caso ligados aos questionamentos da prática dos estágios.
Desde que temas como a evasão escolar e os distúrbios de aprendizagem passaram a ser foco de discussão tanto em instituições públicas como privadas, gerou-se uma procura por profissionais especializados, capazes de analisar as situações institucionais e individuais. O curso visa atender a essa crescente demanda, de forma a contribuir para o progresso da pesquisa, divulgação e implementação de práticas preventivas e terapêuticas dos problemas de aprendizagem. Após concluir a pós-graduação, o aluno estará apto a lidar com problemas como o fracasso escolar e a exclusão dos educadores dos sistemas de ensinos fundamental e médio.
BUSCAR O SUJEITO QUE ESTÁ APRENDENDO E PESQUISAR: - Se deseja realmente aprender? - Se investe nessa aprendizagem?- Como pode aprender mais e melhor?- Se consegue aprender o que deseja?- Como realmente aprende?- O que perturba sua aprendizagem dentro de seus limites e possibilidades? Quando analisamos as fraturas no processo de aprendizagem devemos levar em consideração interjogo das diferentes dimensões envolvidas como sistematizado a seguir.
PSICOPEDAGOGIA E PSICOLOGIAwww.abpp.com.brwww.abpp-rj.com.brwww.psicopedagogiaonline.com.brwww.abenepirio.com.brwww.tekoa-aprendizagem.com.brwww.espacoseja.psc.brwww.ceperj.com.brwww.cnotinfor.com.brwww.cefai.com.br
http://www.psicopedagogiaempauta.com/psicopedagogia.html
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASBARBOSA, Laura Mont Serrat. O projeto de trabalho - uma forma de atuação psicopedagógica. Curitiba, Paraná: Gráfica Arins, 1999.BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil. Porto Alegre, Rio Grande do Sul: Artes Médicas Sul, 2000. FAGALI, Eloísa Quadros. VALE, Zélia Del Rio do. Psicopedagogia Institucional Aplicada. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1993.SCOZ, Beatriz. Psicopedagogia e Realidade Escolar. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994.SCOZ, Beatriz. RUBISTEIN, Edith. ROSSA, Eunice Maria Muniz. BARONE, Leda Maria Codeço. Psicopedagogia - o caráter interdisciplinar na formação e atuação profissional. Porto Alegre: Rio Grande do Sul: Artes Médicas, 1987. VISCA, Jorge. Clínica Psicopedagógica. Porto Alegre, Rio Grande do Sul: Artes Médicas, 1987. [i] A devolutiva é a transmissão do resultado encontrado no processo de avaliação psicopedagógica.[ii] Segundo Visca (1987), o processo corretor é o conjunto de operações clínicas através do qual se facilitam o aparecimento e a estabilização de condutas.
http://www.pedagobrasil.com.br/index.htm

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