segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PROJETO LER COM PRAZER

INTRODUÇÃO

Ao entrar na escola independentemente do domínio da palavra escrita, já é capaz de falar sobre sua experiência e o mundo que a rodeia. Essa Expressão é a manifestação de uma leitura de realidade que já faz e continua fazendo dentro e fora da escola.
Percebendo isso então, a escola municipal Manoel Fidelis da Silva contribuindo no processo de desenvolver a leitura interpretativa e escrita aos alunos de 5º a 8º series deve tornar as aulas um ambiente motivador e estimulador no sentido de desempenhar nela o interesse sempre crescente pela leitura e escrita. Porém que sejam atividades que proporcionem agradáveis e interessantes aprendizagens para os educandos no intuito de que possam ler os seus meios e interpretar a realidade que os cercam de maneira inteligente, consciente e critica.
JUSTIFICATIVA

Diante dos resultados vivenciados e percebendo a grande dificuldade na leitura, interpretação e escrita dos alunos é que propôs criar o projeto ler com prazer buscando concretizar o desafio do domínio das habilidades da leitura interpretação da escrita que este inserido na proposta pedagógica da escola.
Propomos desenvolver esse projeto, reconhecendo que ler e escrever é fundamental para a vida pessoal e social do educando. Que ler e aprender é compreender e produzir sentidos. Vistos que nosso alunado esta diante de um cabedal de conhecimento somos conscientes de que há necessidade de um esforço competente na leitura e escrita dos alunos da escola Manoel Fidelis da Silva.
Neste projeto pensamos em dinamizar a leitura como leitura do mundo e não simplesmente como leitura de palavras, como maior parte de vezes ela tem sido praticada. Por isso o reforço a leitura e a escrita em nosso projeto visam ensinar a dar condições ao alunado de se inserir nesta construção como produtor de novos conhecimentos. Favorecendo os seus crescimentos culturais, intelectuais, artísticos, e sociais enquanto cidadãos dinâmicos, participativos e leitor da realidade.

OBJETIVO GERAL

Elevar o nível de aprendizagem do aluno nas diversas áreas de conhecimento, priorizando a leitura, interpretação e a escrita como fonte de informação.

OBJEITVOS ESPECIFICOS

• Estimular de forma criativa a formação do habito de leitura e escrita explorando a intertextualidade através de textos orais e escritos nas diversas disciplinas.
• Promover em sala de aula a pratica de produção de textos, favorecendo o desenvolvimento do aluno no que se refere ao domínio ativo da linguagem oral e escrita.
• Promoção de ações que estimulem o interesse dos alunos pela utilização das bibliotecas escolares existentes, semeando o potencial desse espaço nas escolas.

EXECUÇÃO E RECURSOS

A realização dos trabalhos levara em conta a diversidade na construção do conhecimento de cada um, considerando as estratégias de aprendizagem e os métodos utilizados para ensiná-los. Através de aplicação diagnostica do nível de leitura e da escrita do aluno.

• Leitura em livros, jornais, revistas etc.
• Produções textuais
• Criação de jornal da escola
• Criação de pecas teatrais, produção de parodias e poesia
• Criação de historia em quadrinho
• Elaboração de convites e cartazes dos eventos e festividades da escola.
• Gincana interclasses
• DVD
• Avaliação das atividades realizadas e retomadas do projeto.


RESULTADOS ESPERADOS

Estimular em pelo menos 70% dos alunos o hábito de ler e escrever com prazer, reflexão e criticidade.
Os alunos com acentuada defasagem na leitura e escrita sejam capazes de dominar com mais rapidez os conteúdos do currículo desde que trabalhando adequadamente e colocados num ambiente motivador.
Que ao final do projeto estejam sabendo criar e recriar suas produções nas diversas áreas do conhecimento, já que se tornaram através desse exercício cidadãos conscientes de que a leitura e a escrita são veículos importantíssimos na formação do homem para aprender e compreender o mundo, e assim melhorar a qualidade da educação.

AVALIAÇÃO

Através da participação coletiva e individual.
Envolvimento nas produções escritas.
Observação das falas, atitudes nas dramatizações e descrições.
REFERENCIAS

• SOLÉ Isabel – Estratégias de Leitura 6ª edição editora Artes Médicas Sul Ltda.
• VARELLA Noely Klein – Leitura e Escrita Temas pra reflexão –Editora -Premier
• VIVA LEITURA - Projeto 2003

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