segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

É preciso saber recomeçar…Difícil mas pode valer a vida!!!

Quando na vida tomamos a decisão de um recomeço, temos que saber rever tudo o que já passamos, tudo que queremos viver e corrigir erros antigos , traçando metas certeiras e acertadas para o futuro.
Conheço muitos casos de traição, cada dia mais, de ambas as partes, e afirmo que não é uma tarefa nada fácil recomeçar quando se perde a base do relacionamento, que é a confiança.
Sempre a suposta vítima estará sob suspeita, passará a ter uma individualidade absurdamente maior do que a que tinha, um senso de liberdade sem freio (pois tem uma justificativa), se tornará perigosa pelo seu lado humano de instinto vingativo, não se conformará com atitudes mesquinhas, não aceitará bem as frustrações do dia a dia normal de um casal que convive junto e será mais exigente, rigorosa, observadora e maquiavélica.
Nenhum sentimento bom está ligado ao rancor, que pode ser esquecido ou adormecido, mas é facilmente lembrado ou acordado a qualquer deficiência do relacionamento.
Não é também nada fácil para o suposto traidor, o misto de ressentimento, culpa, sensação de perda e impotência, quando se comete um erro imperdoável. Como disse, o que não se perdoa, vira sombra eterna e tudo parece impossível de ser alcançado, refeito ou enterrado.
Conviverem traidor e vítima em um ambiente comum, ambos com sentimentos abalados e confusos, desesperados pela ajuda do tempo, que parece ser o único capaz de suavizar a dor e a incerteza do recomeço, é tarefa árdua.
Só quem passa por este turbilhão, sabe o que são as conseqüências.
O amadurecimento vem. A realidade aparece. Os pés no chão, o coração precavido, a mente poluída, os olhos atentos e um único fio de esperança...
É duro ter que enfrentar um amor sendo abalado, o ódio vencendo, uma amizade sendo perdida, um cúmplice virando inimigo, um parente sendo rejeitado, um mundo cor de rosa virando preto...
Mas, então, o que fazer para RECOMEÇAR?
O que fazer para não se decepcionar, ainda mais, com uma tentativa de recomeço que finda em término efetivo?
Olha, amigos, se isto fosse fácil e simples de se responder e se resolver, não teríamos tantos casamentos destruídos, tantas famílias sendo desfeitas e tantas pessoas se endurecendo e se protegendo do mundo!
Porém, ouso a dar uns conselhos, para ver se a vida ganha um arco-íris no fim do poço...

Vítima:
- Seja você em primeiro lugar. Não perca sua autenticidade e não pense que vida a dois é pura simbiose.
- Grite, bata, xingue, fale , fale, fale, mas coloque o máximo do que sente para fora. Comunicação é fundamental no processo, mesmo que tenha uma dose natural de agressividade.
- Não perca tempo achando que a culpa da traição foi por defeito físico, displicência, falta de amor etc. Foi apenas um instinto animal, não conseguido ser controlado por um ser humano de mente fraca, indeciso, inferiorizado, persuadido e sem postura para a vida e suas decisões. O traidor é realmente quem tem a culpa pela sua falta de comprometimento com o que escolheu para si. Quando um relacionamento não vai bem, trair jamais será a solução. Ao contrário, será o início de um fim que não consegue ter fim, mas que teria que ser finalizado!!!!
- Nunca mais a confiança será 100% restabelecida e você, Vítima, acha o traidor capaz de matar até mesmo um filho! E o traidor, ao passar do tempo, começa a ver na vítima uma possibilidade real de se tornar traidora e os papéis se inverterem... Por isso, você tem que se preparar para fingir para você mesma que confia novamente em que lhe traiu. E isto sim, é muito difícil.
-Tente controlar o ímpeto de detetive. Você pode se machucar com o que vê, não por constatar, simplesmente, uma nova traição concreta, mas pelos vínculos não cortados pelo traidor, como você imagina terem sido, pela falta de CHEGA, que parece que o traidor não consegue impor às situações que levaram a Zero o seu relacionamento! Lembre-se: quem trai tem a mente fraca!
-Estabeleça regras claras para a reconciliação e elimine tudo que te faça lembrar a traição. Para continuar com o traidor, ele precisa provar que não comete mais erros absurdos como este e que é capaz de abrir mão dele próprio para refazer a relação.
-Cuidado com os primeiros 15-20 dias após reconciliação. O traidor fará promessas, instintivamente, dirá coisas impossíveis de cumprir, te dará esperanças vãs e você se frustrará mais adiante quando constatar a incapacidade humana dele em realizar o que prometeu. Falar é fácil, fazer é difícil, velho e sábio jargão.
-Não se permita ser iludida por bens materiais. O que se espera de um recomeço, mesmo levando em consideração os benefícios de uma vida sem dificuldade financeira, é uma complementação sentimental. Dinheiro não resgata a mágoa, que fica para sempre, no coração da vítima.
-Caso não consiga controlar seu natural instinto de vingança, pense na Terceira, ou digamos mais apropriadamente, na Quarta pessoa, que vai estar envolvida nesta situação complicada e constrangedora. Machucar alguém que não merece é tão cruel quanto trair, afinal você está também traindo os sentimentos de alguém que te quer bem e te projete e que entrou nesta situação inocentemente. Acredite: o seu desapego, normal desta fase, é capaz de mover montanhas e atrai a todos aqueles que te circundam. Assim, a chance é grande da Quarta pessoa se apaixonar pelas melhores coisas que, você, vai fazer questão de mostrar que sabe fazer, pelo seu inconsciente desejo de conquistar de verdade, pela sua emoção muito à flor da pele e pelo ar que vai exalar de “eu não sou só sua (seu)”. E isto, fascina. Não tenho como explicar o por quê. Acredito ser a busca pelo que não se pode alcançar...
-Não aceite a segunda traição. Isto nunca mais lhe deixará viver em paz e ser feliz de verdade. NÃO ACEITE e SE SEPARE DEFINITIVAMENTE. Chore, sofra, perca o chão, uma única vez. A segunda traição mostra que o traidor não te respeita, não te ama e acima de tudo, é uma pessoa pequena, sem amor próprio, com mil traumas mal resolvidos e só posso te aconselhar a SAIR DESSE AMBIENTE TÓXICO ANTES QUE ELE ACABE COM VOCÊ!
-Ninguém, além do traidor, merece vivenciar o seu baixo-astral do recomeço. Assim, não deixe que atinja filhos, amigos, colegas de trabalho, entre outros. Deixe apenas o traidor passar pelas situações constrangedoras, que ele próprio buscou passar, quando te traiu. Este é o aprendizado dele aqui na terra e é sofrendo e fazendo sofrer que ele busca se encontrar. Mente fraca! Já disse isto antes.
-A vítima que aceita recomeçar, mostra que é uma pessoa de grande coração, tem atitudes próprias, tem coragem e não liga para a opinião dos outros NUNCA. A vítima é uma pessoa digna. O traidor é que não. Deixe, que neste recomeço, ele se torne digno e aprenda com os próprios erros. Por isto, se ele foi tão incapaz de aprender com tudo que passou e ainda te traiu de novo, o que você quer ao lado deste animal irracional, digno apenas de pena e desprezo. Não! VOCÊ MERECE SER FELIZ!

Traidor:
-Te aconselho a esquecer o passado, cortar todos os vínculos com o que te induziu a traição e se humilhar totalmente para conseguir um perdão menos fingido.
-Esqueça de si próprio, que afinal, até aqui, só se mostrou um ser perdido e indeciso na vida. Aceite o aprendizado e não erre novamente. Se torne uma pessoa melhor, digna e respeitável.
-Segure todas as barras. Apanhe, escute, seja agredido moralmente pela vítima, sem revidar. Você cometeu um erro IMPERDOÁVEL, que vai mudar totalmente sua vida, tente fazer algo de bom nesta encarnação e SE TRANSFORME! Diga NÃO a sua mente fraca e seus instintos primatas! Você ama a vítima, está arrependido profundamente e que ficar ao lado dela para sempre? Prepare-se para o pior, para que o melhor possa chegar para vocês dois.
-Não seja passivo em conversas e atitudes, mas seja sincero, mostre o que sente por ela e é capaz de fazer, não somente na teoria, para refazer o relacionamento.
-Não prometa o que não pode cumprir.
-Cumpra 100% tudo que prometeu.
-Não minta ABSOLUTAMENTE NADA!
-Não se envolva em uma nova traição, por mais tentadora que a situação seja. Não quer mais viver com aquela pessoa? Termine tudo e SEJA DIGNO com você mesmo e com os outros...
-A cada briga que ocorra, seja o perdedor. Assuma a culpa, peça perdão, dê carinho e mostre seu amor. Estas brigas são em sua grande maioria causadas pelas lembranças e cobranças da vítima, que tem todo direito de explodir nos momentos de tristeza. Saiba compreender. Renuncie a você mesmo, por que, a culpa é só sua e ponto final.
-Não queira transferir a culpa da sua traição. Pessoas nobres de alma e caráter, não justificam um erro com outro... Assim, se seu relacionamento não estava bom, saísse dele e não inventasse uma maneira sórdida e cruel de resolver o seu eu interior. Se se arrependeu do que fez, sabe o quanto dói ver as lágrimas, de quem se ama, se tornarem constantes e que não há nada pior do que a sensação de terror por ter colocado no coração de quem você ama mais mágoa e raiva, que amor... É um choque nas energias positivas do universo... Você não vai se perdoar nunca. Imagine, então, o quanto é difícil alguém lhe perdoar?
-Só se deve recomeçar se houver amor verdadeiro e incondicional, de ambos. Fora isto, desistam no primeiro tempo.
-Evite fazer qualquer coisa, por menor que pareça ser, que possa causar na vítima uma insatisfação. Uma vítima perde totalmente a tolerância com o traidor, saiba disso. As conseqüências são mais desastrosas para você, que vai passar por momentos deprimentes, ouvindo reflexo de ressentimento e sendo crucificado a cada letra do discurso. Fora, que algumas vítimas, nestes momentos de raiva, saem desta vida para sempre e desistem de recomeçar. Outras colocam registros maquiavélicos no cérebro e você vai sofrer mais ainda por perceber que seu erro ETERNIZADO, criou um monstro. Sabe aquele cãozinho inofensivo, que te ama e que você ama tanto e que por descuido você deixou beber uma fórmula mágica, irreversível, e ele se transformou em um monstro? Você se culpa e não tem coragem de matá-lo e passa arranjar um jeito de viver com ele, mesmo com medo do que possa vir a acontecer, se este monstro ficar malvado e começar a pensar em fugir e fazer besteiras pela cidade, mesmo que sem querer? É uma dor que não se mensura mais...
-Aceite tudo passivamente, inclusive as revanches.
-Nem de longe, pense em usar frases do tipo “desse jeito, quem não quer mais sou eu’, ou “eu estou fazendo tudo para dar certo” (ainda mais se a vítima estiver se queixando de promessas não cumpridas), “o que você quer mais que eu faça?”... Parece banal, sincero, mas pode causar reações ainda mais cheias de ira. Lembre-se: você decidiu recomeçar e esta é a única oportunidade que tem de se redimir com você mesmo. Ao menos dessa vez, cumpra algo que você desejou e escolheu para si, e seja bem diferente do que foi quando escolheu amar alguém e lhe traiu.

Meus caros, comecei dizendo que era uma situação muito complicada e que decidir recomeçar exige o máximo de cada uma das partes. São esforços iguais de ambos e é tudo uma questão de administrar sentimentos negativos e maléficos.
Se leu tudo isto acima e não se sentiu capaz de seguir os conselhos, independente de que parte você é, Vítima ou Traidor, seja autêntico e se negue a RECOMEÇAR. Vocês vão falhar de novo, desgastar ainda mais o sentimento e a relação, não vão crescer, amadurecer e este amor não se eternizará...
Agora, se leu, aceita se renunciar, se refazer pelo bem de vocês dois e pelo amor que existe, que é incondicional e vale a pena ser vivido até que a morte os separe, boa sorte!
Sempre acreditei no poder do amor e espero que a humanidade se corrija acreditando nisto também!
Desejo aos casais que viveram uma situação de Traição e estão dispostos a RECOMEÇAR e/ou estão tentando o RECOMEÇO, que Deus os abençoe e lhes ensinem esta mais importante lição da vida: SÓ O AMOR IMPORTA E QUALQUER MANEIRA DE AMAR VALE A PENA.
Aos que desistiram de RECOMEÇAR, desejo que encontrem os seus verdadeiros amores ainda nesta vida e que possam ser infinitamente felizes e abençoados pelas graças deste nobre sentimento.

(autora: Psicóloga Graduada pela Vida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário