quarta-feira, 25 de agosto de 2010

S. UM NOVATO NA PSICOPEDAGOGIA

Apesar de toda a abrangência e complexidade do fenômeno da aprendizagem, a psicopedagogia caminha a passos largos para a busca de uma identidade, especificidade de ação, fundamentos teóricos e aplicabilidade. Ela se faz se faz necessária porque outras especialidades já não conseguiam responder aos desafios surgidos no âmbito das escolas da atualidade.
É um campo de estudo relativamente novo, mas tem a seu favor vários ramos da ciência mais amadurecidos, dando-lhe suporte para continuar com segurança.
A interligação de alguns campos da ciência já é bastante comum, tanto é que temos a psicolingüística, a neuropsicologia, a bioquímica, a neuroanatomia, a quimioterapia e tantos outros binômios científicos.
Psicopedagogia é apenas mais uma necessidade de fazer confluir conhecimentos para um ser humano que começa a ser visto holisticamente, em sua totalidade, com toda sua maravilhosa e desafiante complexidade.
É justamente nesta visão holística do ser humano que a psicologia transpessoal também pode dar sua contribuição á psicopedagogia, pois acrescenta mais um fator importante na compreensão do homem total. Ela aborda sua transcendência, aquilo que esta além do cognitivo, do emocional ou do social, oferecendo subsídios para uma educação que possa abranger corpo, mente e espírito.
Por mais estranho que possa parecer falar do aspecto espiritual do homem em psicologia, não há como negar essa dimensão transcendental do ser humano quando se esta buscando confluir conhecimentos sobre este objeto de estudo. Muitos conhecimentos da humanidade foram gerados pela via espiritual ou contemplativa do homem.
Claro que esta dimensão transcendental do homem torna mis complexo ainda o seu estudo, como se já não bastassem às outras dimensões das quais ma damos conta. Não obstante, são os desafios á inteligência que geram melhores e mais complexos conhecimentos.
A psicopedagogia, realmente, esta diante de grandes desafios e esta conquistando sistematicamente seu espaço para firmar-se como um ramo de conhecimento extremamente necessário nos tempos atuais, a despeito da complexidade da sua área de investigação e aplicabilidade.
Entretanto, se complexidade e amplitude de um objeto de estudo fossem barreiras ou desestímulos, o que seria da própria psicologia tendo diante de si um fenômeno chamado ser humano!

Referencias Bibliográficas:
BOSSA, Nádia. A Psicopedagogia no Brasil: Contribuições a partir da prática. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.
DELDINI, Roger e DEMOULIN, Richard. Introdução á psicopedagogia. Trad. De Germano Correia Botelho, São Paulo, EPU, 1987.
FAGALI, Eloisa Q. e VALE, Zélia Del Rio do. Psicopedagogia Institucional: a aprendizagem escolar dinâmica e construção em sala de aula. Petrópolis, Vozes, 1993.
VISCA, Jorge. Psicopedagogia: novas contribuições. Trad.de Andrea Morais e Maria Isabel Guimarães. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1991
SCOZ, Beatriz. Psicopedagogia e realidade escolar: o problema escolar e de aprendizagem. Petrópolis, Vozes, 1994.

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